Qualquer pessoa que pensa ir em frente com a ideia de um negócio, deverá
logo de início proceder à realização de um Plano de negócio. Este não é
mais do que uma planificação do que será o negócio, uma estruturação da
ideia. As linhas essenciais deverão ser focadas, com o objectivo de
concretizar a ideia e encontrar soluções para os possíveis problemas que
poderão aparecer, mas também de optimizar o seu crescimento.
Não é o tamanho, nem a forma como está escrito nem mesmo a excelência da
sua estratégia que definem o que é um bom plano. De facto, ele deverá
sim, ser objectivo, sintético e realista, de modo que não passe apenas
de um plano mas permita o mais possível transformar o plano em acções
cujo objectivo é gerarem resultados. Esta é uma parte muito importante,
pois durante os primeiros tempos de vida, o plano de negócio traçado
será a base da vida da empresa. Deve portanto ser de fácil entendimento e
execução e os seus objectivos deverão ser concretos e passíveis de ser
medidos. Deverá ter datas limite para a concretização de objectivos,
deverão ser indicadas as pessoas responsáveis pela sua execução, bem
como orçamentos devidamente detalhados.
Um plano de negócio pode ter várias aplicações: iniciar um negócio,
candidatura a um financiamento ou gestão do negócio, fixar objectivos e a
forma como os conseguir, suporte à discussão de financiamentos, definir
o valor do negócio por exemplo em caso de venda, ou avaliar a evolução
de alguma variável como a promoção ou o crescimento. Contudo,
independentemente da sua aplicação existem certos pontos que deverão
fazer parte desse plano: um sumário, o histórico da
ideia/produto/empresa em questão, uma análise ao mercado bem como ao
posicionamento da empresa/produto nesse mercado, a estratégia de
marketing, as projecções financeiras, e o investimento necessário.
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